terça-feira, 11 de março de 2008

Paulistano é assim:


Morando aqui em São Paulo acabo convivendo diariamente com paulistanos e é inevitável observa-los, então depois de muito observar resolvi descreve-los.
Paulistano vive para trabalhar e é impressionante como eles realmente se dedicam, quando se anda nas ruas de São Paulo dá a sensação que estamos dentro de uma grandiosa empresa que todos estão correndo para fazer seus a fazeres, é um vai e vem de homens elegantes de terno e gravatas, mulheres com caras de executivas, muitos com pastas na mão, crachás pendurados na roupa e essas pessoas simplesmente não param, se você fizer uma pergunta tipo “ que horas são? ” eles certamente lhe responderão andando porque não tem tempo para parar.
O que mais me impressiona é a correria nos metrôs, quando cheguei aqui imaginava que eles estavam sempre atrasados, quando as portas se abrem todos correm, nas escadarias da estação também estão sempre correndo, se alguém parar no meio ou andar devagar já olham de cara feia, até que um dia fui no metrô em um domingo e a correria era a mesma, então conclui que eles não estavam atrasados, a correria é hábito mesmo.
Existem duas maneiras de paulistano parar : nas filas e no trânsito, a propósito paulistano não pode ver uma fila que quer entrar, pode ser em restaurante, baladas, lojas, manobristas, estacionamento....sair de casa para um restaurante chegando lá não tem fila de espera por mesa ficam logo tristes e pensam “esse lugar não é bom!! Está vazio rsrsr”. Quanto ao trânsito já faz parte da rotina, e agora estão na mania de ouvir rádios que ficam narrando o caos do trânsito nas ruas, marginais e avenidas da cidade, gente to falando sério existem rádios especialistas no trânsito da cidade, só aqui mesmo, meu marido é um que não escuta mais música só a voz daquela mulher dizendo “ o trânsito hoje está record” é irritante ihhhhhh, me deixa mas estressada ainda.
Digo que paulistano é povo unido, faz sol estão TODOS nos parques fazendo fila para lugar bicicletas, filas no estacionamento... se é feriado e verão TODOS descem para as praias onde fazem filas nas padarias e acreditem : pagam alguém para guardar uma vaga na areia da praia!! Se é inverno TODOS sobem para as serras para formarem filas nos restaurantes de Campos do Jordão, e pagarem o triplo do valor nos hotéis.....
Mas também tem o lado muittooo bom como a mania de iniciar o dia saboreando os deliciosos cafés da manhã nas padarias ou fechar o dia em um boteco cheio de charme.
Os paulistanos são muito discretos quando o assunto é vida pessoal, não se metem nas vidas um dos outros, as perguntas mais pessoais são sempre evitadas, pode passar a pessoa mais estranha e diferente ao lado, poucos se importam ou comentam, aqui todos são mais livres para ser e fazer o que se quer. Tudo isso pode parecer normal, mas é bem diferente de onde eu vim.
A educação também é admirável, um lugar onde os homens deixam as mulheres passarem na frente, seja na entrada do elevador ou na subida de um ônibus, até andando nas calçadas eles permitem que a mulher ande do lado de dentro, aqui se ouve muitos “bom dias” Obrigadas” “ licenças”
É... mas esse que é o charme de São Paulo, esse é o diferencial do paulistano um povo que aprendi a admirar pela educação, profissionalismo, bom papo, cultura, apreciadores da boa gastronomia,. E uma coisa é certa: todos esses vícios pegam, e basta alguns dias aqui para você se ver doente pelo trabalho, sempre na correria, enfrentando trânsitos, filas... enfim querendo ou não acabamos nos tornando paulistanos também.




Amo essa gente, amo essa cidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa me considero o perfeito paulistano hhahaha

Bruno de Assis

Anônimo disse...

SHOW a pura verdade.

Brito.

Unknown disse...

irmã, adoro suas descrições...são puras realidades.
E você realmente já se tornou uma deles.
beijos paulistinha